Seo João, resgatado pelo Ministério Público do Trabalho em situação análoga à escravidão no Sul de Minas, teve uma surpresa emocionante após 40 anos sem ver sua família. Ele foi reconhecido após aparecer em uma matéria do Fantástico, da TV Globo, exibida no último domingo (5). A partir daí, tudo mudou para o homem que até então era conhecido apenas como “João do Brejo”.
Uma mulher que se identificou como irmã de João Ribeiro viu a reportagem e o identificou na televisão. Ela avisou os sobrinhos, que poderiam ser filhos dele. Os possíveis familiares viajaram mais de 450 km, de Manduri (SP) até Bueno Brandão (MG), para reencontrar com João nesta segunda-feira (6).
A suposta família tem certeza que João é um familiar deles, desaparecido desde 1983. Entretanto, a polícia pediu um exame de DNA para que, só assim, eles pudessem retirá-lo do asilo e levá-lo embora.
João Ribeiro teria desaparecido em Timburi (SP) em 1983. Segundo os relatos da possível família, ele tinha depressão e, certo dia, teve uma crise e sumiu. Naquela época, os possíveis filhos tinham 11, 9 e 5 anos. Eles procuraram por João, mas não encontraram e pensaram, inclusive, que o pai estaria morto.
Foi em 1984 que João chegou à fazenda Boa Vista, em Bueno Brandão, conforme o relato do empregador às autoridades. Ele estava perdido e procurava uma oportunidade de trabalho. Lá, ele ficou vivendo em condições degradantes. Trabalhou sem salário e sem registros por pelo menos 39 anos. João não era alguém nem para o Sistema de Saúde. Ele não tinha nenhum documento.
O idoso foi resgatado após o olhar atento dos profissionais de saúde do hospital da cidade. “Tudo começou porque ele foi atendido no final do ano passado. Ele foi levado ao hospital com suspeita de pneumonia. E no hospital, verificaram que ele não tinha documento nenhum”, conta a auditora-fiscal do trabalho, Elvira Tomazin. Após avisarem a assistência social, foi feita a denúncia ao Ministério do Trabalho e Emprego. Os auditores-fiscais fizeram uma operação e encontraram João na fazenda de café, descalço e carpindo.