A empresa BYD, que é uma referência global na produção de veículos híbridos e elétricos, bem como de energia limpa e Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), está construindo fábricas para produção desses produtos. A Skyrail Bahia, uma subsidiária da BYD, aproveitando-se dessa expertise, será responsável por substituir a frota de trens movidos a combustão do Subúrbio Ferroviário de Salvador por VLTs totalmente elétricos.
A primeira fase da implantação do VLT consiste na construção de um percurso de 19,2 km com 21 estações, enquanto a segunda fase incluirá a adição de mais 4,08 km de trilhos e cinco estações. Atualmente, o sistema de trens do subúrbio de Salvador cobre apenas 13,6 km e foi construído na década de 70.
De acordo com a Skyrail Bahia, quando estiver operando, o VLT transportará cerca de 172 mil pessoas por dia e usará baterias com vida útil de 10 anos. A estrutura do trem será feita de alumínio para reduzir o peso e o arrasto, com um design aerodinâmico.
A primeira fase do VLT interligará o bairro do Comércio até Simões Filho, enquanto a segunda etapa vai conectá-lo ao metrô de Salvador, levando até a estação Acesso Norte. O governo da Bahia estabeleceu um prazo de dois anos e três meses para a conclusão das obras, que deveriam ter iniciado em fevereiro de 2021 e deveriam estar prontas até maio deste ano. No entanto, as obras estão atrasadas e ainda não há uma nova previsão de conclusão.