Michelle Yeoh se tornou a primeira mulher asiática a ganhar o prêmio de melhor atriz fazendo história na premiação do Oscar, Yeoh levou para casa o primeiro Oscar de sua carreira, como Melhor Atriz em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.
A honra veio após uma longa carreira em artes marciais e filmes de ação como “O Tigre e o Dragão” e “Yes, Madam”, enquanto isso o filme “Tudo em Todos os Lugares ao Mesmo Tempo” dominava o Oscar.
O prêmio de melhor atriz tem historicamente sido muito menos diversificado do que a categoria de atriz coadjuvante, onde Ariana DeBose, Yuh-jung Youn, Regina King, Viola Davis, Lupita Nyong’o e Octavia Spencer venceram na última vez.
A deslumbrante aventura multiversal ganhou sete prêmios, incluindo melhor filme, diretor e roteiro original.
Ao receber seu prêmio, Yeoh disse: “Para todos os meninos e meninas que se parecem comigo assistindo esta noite, isto é um farol de esperança e possibilidades”.
“E senhoras, não deixem ninguém lhes dizer que vocês já passaram do seu auge.”
Os colegas de elenco de Yeoh, Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis, triunfaram nas categorias de melhor ator e atriz coadjuvantes. Na história do Oscar, nenhum outro filme ganhou melhor filme, melhor diretor e três prêmios de atuação.
Mas quando ela descobre diferentes versões de si mesma no multiverso, ela deve aproveitar suas habilidades para salvar o mundo.
“Isto é a prova de que os sonhos se realizam”, disse Yeoh em seu discurso. “Eu tenho que dedicar isto a todas as mães do mundo porque elas são as super-heroínas, e sem elas, nenhum de nós estaria aqui esta noite.”
Yeoh é apenas a segunda mulher asiática a ganhar o prêmio de melhor atriz, seguindo a trilha pioneira de Anna May Wong, que nunca recebeu o prêmio, mas foi honrada postumamente em 2022 com um Oscar honorário.
Dirigido por Daniel Kwan e Daniel Scheinert, a louca aventura de ficção científica gira em torno de Evelyn Wang de Yeoh, uma dona de lavanderia de meia-idade que, enquanto é auditada pela Receita Federal, descobre que precisa se conectar com versões de si mesma deuniversos paralelos para evitar a destruição cataclísmica, confira o trailer do filme:
Nos Oscars, Yeoh é a terceira mulher asiática – seguindo Yuh-Jung Youn por “Minari” e Miyoshi Umeki por “Sayonara” – e a primeira na categoria principal a ganhar um prêmio de atuação. Ao conquistar o troféu, Yeoh venceu Cate Blanchett por “Tár”, Michelle Williams por “Os Fabelmans”, Andrea Riseborough por “To Leslie” e Ana de Armas por “Blonde”.
Ao sair do palco, ela gritou: “Obrigada à Academia – isso é história sendo feita!”
Apesar da competição acirrada, Yeoh era a favorita para vencer porque foi homenageada em quase todas as cerimônias precursoras, incluindo SAG Awards, Independent Spirit Awards e o Globo de Ouro.
O prêmio adiciona-se a uma temporada de premiações recorde para “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”, que se tornou apenas o quinto filme na história a vencer quatro grandes prêmios dos sindicatos (DGA, PGA, SAG e WGA). Nos Oscars, recebeu 11 indicações, incluindo Melhor Filme, Diretor para os Daniels e Atriz Coadjuvante para Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis (que venceu o prêmio) e Melhor Ator CoadjuvanteKe Huy Quan (que também venceu).
Michelle Yeoh com seu papel em “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” foi reconhecido com um troféu de ouro, consagrando sua longa carreira de sucesso no cinema. O filme, que também venceu sete outras categorias, foi um grande sucesso na premiação. Yeoh aproveitou seu discurso para destacar a importância da diversidade e da igualdade de oportunidades na indústria cinematográfica, especialmente para as mulheres e para as pessoas de outras etnias. Com essa vitória, Yeoh inspirou uma nova geração de artistas e estabeleceu um marco importante na história do cinema mundial.