Imagens externas das câmeras de segurança do Palácio do Planalto ocorreram recentemente falhas na segurança durante a invasão ocorrida em 8 de janeiro deste ano. Os registros divulgados pelo site da CNN, mostram carros de apoio da polícia deixando uma das vias que dá acesso à Praça dos Três Poderes às 14h55, enquanto os manifestantes se aproximavam do local. Homens que formavam uma barreira de escudo na via recuaram, permitindo que um primeiro grupo de invasores chegasse com facilidade ao estacionamento do Palácio do Planalto às 15h01, pulando uma cerca.
Após a invasão, como mostram as imagens, as seguranças presentes na área do estacionamento formaram um cordão de isolamento, mas a uma distância considerável dos invasores, que seguiram pelo gramado para a área detrás do palácio. Surpreendentemente, apenas dois integrantes do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) aparecem nas imagens, sem tomar medidas para conter os invasores. Às 15h19, militares deixam uma das salas do GSI no térreo e seguem para o subsolo do prédio, como registrado pelas câmeras. No entanto, como mostram as imagens militares na sala apenas às 16h31, minutos depois dos invasores terem chegado ao local.
Como as imagens também mostram que a porta principal do Palácio do Planalto foi fechada dois minutos após os invasores ocuparem o estacionamento, mas a tropa de choque foi direcionada para a entrada principal, enquanto os invasores quebraram vidros do lado oeste do palácio e conseguiram entrar pela lateral e por detrás. Em diversos momentos, as imagens internas das câmeras de segurança mostram invasores e integrantes do GSI circulando dentro do Palácio do Planalto. Em um trecho das imagens, um grupo de invasores é visto utilizando os elevadores, mas os integrantes do GSI correm atrás deles com um extintor de incêndio. Em outro trecho, vários integrantes do GSI são vistos saindo do segundo andar e entrando no elevador, minutos antes dos invasores ocuparem o mesmo local. posteriormente, uma câmera é quebrada por um dos invasores.
Nas imagens é possível identificar o general da reserva e ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Lula (PT), Marco Edson Gonçalves Dias. Além disso, as câmeras registraram homens do GSI perseguindo extintores e mestres de bandeira durante uma invasão. A CNN entrou em contato com o Gabinete de Segurança Institucional em busca de respostas, porém, não obteve resposta.
Assista no vídeo abaixo: