fbpx

Santiago Peña é eleito o novo presidente do Paraguai

Santiago Peña, um economista de 44 anos, do Partido Colorado, foi eleito o novo presidente do Paraguai neste domingo (30). Com 99,89% das urnas apuradas, ele obteve 42,74% dos votos, superando o candidato da esquerda, Efraín Alegre, que teve 27,48% dos votos, e Payo Cubas, com 22,92%. Ele assumirá o cargo no dia 15 de agosto e seu mandato terá duração de cinco anos.

Mesmo antes da definição oficial, o atual presidente, Mario Abdo Benitez, também do Partido Colorado, já havia parabenizado Peña em uma rede social. O jornal “ABC Color” confirmou a eleição do novo presidente e Peña também já afirmou que é o vencedor.

A disputa pela presidência era esperada para ser acirrada, pois Efraín Alegre conseguiu formar uma coalizão ampla e aparecia bem nas pesquisas. Os principais temas de campanha foram a economia, acusações de corrupção e as opiniões dos candidatos sobre Taiwan, um dos 13 países que mantém relações diplomáticas formais com a ilha que a China considera seu território. Alegre criticou esses laços e Peña afirmou que manteria as relações com Taiwan.

Santiago Peña e a mulher Foto: Agustin Marcarian/Reuters

Peña é um economista formado nos Estados Unidos e com passagem pelo Fundo Monetário Internacional. Ele foi ministro da Fazenda do Paraguai durante o governo de Horácio Cartes (2013 a 2018) e se filiou ao Partido Colorado durante seu tempo no ministério. Durante a campanha, Peña teve que dar explicações sobre seu antigo chefe, que foi condenado na Justiça e deve ser extraditado dos EUA para o Paraguai.

Peña reconheceu as divisões partidárias em seu discurso de encerramento da campanha e prometeu ser “um símbolo da unidade partidária”. O atual presidente, Mario Abdo Benitez, também é do Partido Colorado, mas os dois não são aliados próximos. Peña foi pai adolescente, teve um filho aos 17 anos enquanto ainda estava na escola, e essa é a segunda vez que ele se candidatou à presidência. Em 2018, ele perdeu as primárias do Partido Colorado para o atual presidente.

LEIA TAMBÉM