fbpx

CEO do YouTube, Susan Wojcicki, renuncia ao cargo após quase 25 anos na empresa

A CEO do YouTube, Susan Wojcicki, renunciou ao cargo nesta quinta-feira (16), após quase 25 anos de trabalho na empresa, sendo uma das primeiras funcionárias da Google. Em carta enviada aos funcionários da plataforma de vídeos, Wojcicki informou que deixará o cargo para se dedicar à família, saúde e projetos pessoais. Durante sua trajetória na empresa, a executiva passou pelo setor de marketing e atuou no desenvolvimento de ferramentas como Google Imagens e Google Books, além de liderar projetos como AdWords, AdSense, DoubleClick e Analytics.

Wojcicki também participou da compra do YouTube pelo Google em 2006 e se tornou vice-presidente sênior da plataforma de vídeos em 2005, até assumir a posição de CEO em 2014. Durante seu período na liderança, ela aumentou a acessibilidade aos anunciantes, mas tomou decisões que nem sempre foram bem recebidas pelos criadores de conteúdo.

Com a saída de Wojcicki, o diretor de produtos do YouTube, Neal Mohan, assumirá o cargo de CEO da plataforma de vídeos. Mohan, que chegou ao Google em 2007 após a compra da agência de marketing DoubleClick, foi promovido à função em 2015 e é visto como a pessoa certa para liderar a empresa em seus novos projetos relacionados à inteligência artificial.

O CEO da Alphabet, Sundar Pichai, agradeceu a Wojcicki por seu trabalho à frente do YouTube e exaltou o sucessor, enquanto os cofundadores da Google, Larry Page e Sergey Brin, afirmaram que ela ocupa um lugar único na história da empresa.

LEIA TAMBÉM