Na tarde desta segunda-feira 08/05/2023, a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem e uma mulher suspeitos de tráfico de pessoas na capital paulista.
Roberta Porfírio, de 41 anos, e Marcelo Valverde, de 52 anos, foram flagrados com Nicolas Areias Gaspar, um bebê de dois anos que havia sido considerado desaparecido em Santa Catarina.
A criança estava sob a guarda do Conselho Tutelar e havia sido vista pela última vez na Grande Florianópolis em 30 de abril.
De acordo com a investigação, um carro branco com placas adulteradas saiu de Santa Catarina para São Paulo naquela data, o que levantou suspeitas de tráfico de pessoas.
Quando Roberta saiu de casa e entrou no carro em que Marcelo estava, a polícia passou a segui-los até fazer a abordagem no Tatuapé, na Zona Leste de São Paulo.
Na ocasião, Roberta apresentou uma Certidão de Nascimento que alegava ser do bebê, dizendo que a mãe biológica havia doado o filho e que eles estavam a caminho do fórum para regularizar a situação.
No entanto, o delegado responsável pelo caso entendeu que houve adoção ilegal e que existem indícios de tráfico de pessoas.
Os suspeitos foram presos em flagrante e levados para audiência de custódia na manhã desta terça-feira 09/05/2023.
Já a criança, que foi encontrada em bom estado de saúde, deve ser entregue às autoridades catarinenses para que os trâmites necessários para seu retorno ao estado de origem sejam realizados.
Até o momento, não há informações sobre a família biológica do bebê.
A mãe do bebê está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e não se sabe ainda o motivo da internação.
Já o tio de Nicolas comemorou a notícia do resgate do sobrinho nas redes sociais, agradecendo a Polícia Militar e afirmando que a família se manifestará em breve.