Uma tragédia abalou a comunidade do litoral de São Paulo no último fim de semana, quando um experiente salva-vidas perdeu a vida após se afogar enquanto praticava surf na praia de Pitangueiras. Wilson Santos Moya, de 50 anos, integrante do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar), sofreu um mal súbito durante a atividade esportiva.
Segundo informações, Wilson foi retirado da água já desacordado por um outro surfista presente no local. O colega de prática notou que ele havia caído da prancha e demorava para emergir das águas.
A Prefeitura de Guarujá informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado imediatamente, enviando duas ambulâncias para o local, uma básica e uma avançada. As equipes médicas tentaram reanimar o bombeiro aposentado por cerca de 30 minutos, porém, infelizmente, não obtiveram sucesso, e o óbito foi constatado ainda na praia.
Familiares compareceram ao local e reconheceram o corpo de Wilson Santos Moya. O sepultamento foi programado para ocorrer no Cemitério da Consolação, em Vicente de Carvalho, onde amigos, familiares e colegas de profissão prestarão suas últimas homenagens ao dedicado salva-vidas.
Essa não é a primeira vez que o litoral de Guarujá lamenta a perda de um surfista em circunstâncias trágicas. Poucos dias antes do falecimento de Wilson Santos Moya, outro praticante de surf perdeu a vida na Praia das Astúrias. A vítima, um homem de 45 anos, foi socorrida pelos bombeiros e encaminhada ao Pronto-Socorro Central da cidade, mas não resistiu.
O Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar) afirmou que as causas do afogamento ainda não foram esclarecidas. Suspeita-se que tenham ocorrido motivos secundários, como um mal súbito ou algum trauma relacionado à prancha. As autoridades competentes estão investigando o caso para obter mais informações sobre essa trágica ocorrência.
A perda de um experiente salva-vidas como Wilson Santos Moya é um lembrete triste de que até mesmo os profissionais mais habilidosos estão sujeitos a acidentes e complicações. Sua dedicação à segurança nas praias de Guarujá será lembrada e sua ausência será sentida por todos.