O Papa Francisco foi hospitalizado nesta quarta-feira (7) no hospital Gemelli, em Roma, para se submeter a uma cirurgia no intestino, de acordo com um comunicado emitido pelo Vaticano. A expectativa é que o pontífice permaneça internado por alguns dias.
A cirurgia foi considerada necessária pela equipe médica do hospital devido a uma laparocele, uma hérnia que pode se formar sobre uma cicatriz resultante de uma cirurgia anterior, bem como devido a fatores como obesidade, idade ou fraqueza dos músculos da parede abdominal. A condição estava causando oclusões intestinais dolorosas, o que levou à decisão de realizar a operação sob anestesia geral.
O Papa Francisco chegou ao hospital por volta das 11h30 (horário de Roma) desta quarta-feira, após ter passado por uma série de exames no mesmo local no dia anterior. Vale lembrar que, no final de março, o pontífice já havia sido internado no Hospital Gemelli para tratar uma infecção respiratória. Inicialmente, os exames foram anunciados como parte de uma rotina de check-up, mas posteriormente foi revelado que Francisco havia sido diagnosticado com uma infecção respiratória, devido ao cansaço extremo que vinha sentindo.
Essa é a segunda vez que o Papa Francisco é internado no Hospital Gemelli. A primeira ocorreu em julho de 2021, quando ele foi operado devido a uma diverticulite. Na terça-feira, o Vaticano informou que Francisco realizou exames de sangue e uma primeira tomografia do pulmão, que não revelaram nada alarmante.
No dia 26 do mês passado, o líder religioso cancelou sua agenda devido a uma febre. O Vaticano informou na época que todas as audiências programadas foram canceladas, mas não divulgou detalhes adicionais sobre a saúde do Papa.
A cirurgia do Papa Francisco desperta preocupação entre os fiéis católicos ao redor do mundo, que estão aguardando informações atualizadas sobre seu estado de saúde. O Vaticano continuará fornecendo atualizações sobre a recuperação do pontífice nos próximos dias.