Equipes da Receita Federal, Polícia Federal, Guarda Portuária de Santos e Marinha do Brasil conseguiram frustrar uma tentativa de enviar 75 kg de cocaína para a Nigéria por meio do Porto de Santos.
A ação ocorreu no dia 29 de junho.
A droga foi descoberta em um navio graneleiro carregado de açúcar, que tinha como destino final a Nigéria.
A operação de Busca Aduaneira é uma atividade de rotina realizada pela Receita Federal.
Nesse caso específico, a complexidade da operação estava relacionada ao tamanho da embarcação, ao tipo de carga, às possíveis áreas de esconderijo da droga e à segurança dos agentes envolvidos.
Antes de iniciar a ação, foram feitas análises detalhadas das informações disponíveis para evitar atrasos desnecessários na movimentação das cargas durante os trabalhos.
Após uma varredura minuciosa na embarcação, a droga foi encontrada em três guindastes.
De acordo com a Receita Federal, a possibilidade de ocultar mais bolsas utilizando o sea chest do navio – um compartimento localizado abaixo do nível da água usado para resfriar as máquinas da embarcação – foi um fator determinante para a decisão de inspecionar o casco do navio com a participação de mergulhadores da Marinha do Brasil.
A inspeção foi concluída sem encontrar mais volumes contendo tabletes de cocaína, e os trabalhos foram finalizados com a apreensão de três bolsas contendo um total de 75 kg de cocaína.