O número de brasileiros que tentam entrar ilegalmente nos Estados Unidos atingiu o maior patamar dos últimos nove meses, de acordo com um levantamento realizado pelo escritório de advocacia AG Immigration.
Em maio de 2023, 4.216 brasileiros foram pegos tentando cruzar a fronteira de forma clandestina, marcando o quinto aumento consecutivo nesse número.
Desde o início do ano, mais de 14 mil brasileiros foram detidos ao tentarem atravessar a fronteira de maneira sorrateira.
Os dados foram obtidos com exclusividade pelo R7 e são baseados em informações do Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteira dos Estados Unidos (CBP, na sigla em inglês).
Segundo Felipe Alexandre, advogado de imigração e sócio-fundador da AG Immigration, existem duas principais razões que podem explicar esse aumento significativo de flagrantes envolvendo brasileiros em maio.
Ele acredita que isso possa estar relacionado principalmente ao fim do Título 42 e ao aumento da atuação de grupos criminosos e traficantes de pessoas na América Latina.
O Título 42 era uma medida adotada durante a pandemia que permitia ao governo americano expulsar imigrantes na região da fronteira sem que eles tivessem a oportunidade de solicitar asilo no país.
Essa medida foi oficialmente encerrada em 11 de maio, o que levou muitos imigrantes a acreditarem que seria mais fácil entrar nos Estados Unidos.
No entanto, a retomada do Título 8, que estava em vigor antes da pandemia, trouxe um processo de imigração mais demorado, possibilitando que os imigrantes solicitem proteção ao país.
Agora, eles podem permanecer nos Estados Unidos durante o processamento de seus pedidos de asilo.
Em relação aos dados específicos do Brasil, o país registrou a sexta maior alta no número de encontros (detenções ou expulsões) entre abril e maio, em comparação com outras nacionalidades.
No total, os Estados Unidos tiveram 273 mil encontros com imigrantes na fronteira em maio, um número ligeiramente menor do que em abril.
Os principais países com cidadãos flagrados na fronteira dos Estados Unidos entre janeiro e maio deste ano foram: México, Venezuela, Colômbia, Guatemala, Honduras, Haiti, Índia, Cuba, Equador e Ucrânia.
O Brasil ocupou a 18ª posição nessa lista, com 14.513 encontros registrados.
É importante ressaltar que o Título 8 também estabelece uma proibição de entrada nos Estados Unidos por cinco anos para aqueles que forem expulsos por tentar entrar ilegalmente no país.