fbpx

Detran-SP autua 13 condutores por recusa ao bafômetro

No último dia 30, uma blitz da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) realizada em São Vicente, pelo Detran-SP, resultou na autuação de 13 indivíduos por recusarem-se a fazer o teste do bafômetro, além de um motorista flagrado dirigindo sob efeito de álcool.

A ação tinha como objetivo principal reduzir e prevenir acidentes causados pela combinação de álcool e direção.

A blitz ocorreu na Avenida Ayrton Senna da Silva e contou com o apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, abordando um total de 562 motoristas.

É importante destacar que tanto dirigir sob efeito de álcool, quando o teste do etilômetro indica até 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido, quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, conforme os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Em ambos os casos, a multa aplicada é de R$ 2.934,70, e o condutor está sujeito ao processo de suspensão da carteira de habilitação.

Em caso de reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, totalizando R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Já nos casos em que é constatada embriaguez ao volante, ou seja, quando o índice de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro ultrapassa 0,34 miligramas, configura-se um crime de trânsito.

Nesses casos, o motorista, além das multas e suspensão da CNH, pode cumprir uma pena de seis meses a três anos de prisão, conforme previsto na Lei Seca, conhecida como “tolerância zero”.

Além da blitz em São Vicente, a Operação Direção Segura Integrada realizou outras doze blitze em diferentes localidades do estado durante o último final de semana, abrangendo municípios como Monte Azul Paulista, Araçatuba, Lençóis Paulista, José Bonifácio, Leme, Campos do Jordão, Pedreira, Votuporanga, São Bernardo do Campo, Sertãozinho e na capital paulista.

Ao todo, foram abordados 6.265 veículos, com 227 motoristas recusando-se a fazer o teste do etilômetro, 29 sendo autuados por dirigir sob efeito de álcool e um caso de condução em estado de embriaguez.

 

LEIA TAMBÉM