A Ucrânia está tomando medidas de segurança em todo o país devido à possibilidade de ataques russos nesta sexta-feira, que marca exatamente um ano desde o início da invasão de Moscou.
Para minimizar o potencial impacto dos possíveis ataques russos, foram implementadas medidas de segurança em todo o país, como escolas que agora estão operando online e incentivo ao trabalho remoto.
O Ministro da Educação, Serhiy Shkarlet, informou que as escolas ucranianas foram orientadas a realizar as aulas online “como medida de precaução”.
Em Kiev, um protocolo de segurança especial foi desenvolvido para todas as instalações educacionais. Os alunos terão aulas online de 22 a 24 de fevereiro na cidade e na região de Kiev, segundo a administração militar regional.
A decisão foi tomada “devido à crescente ameaça de bombardeios inimigos e possíveis ações provocativas na véspera do aniversário de um ano da invasão russa em grande escala na Ucrânia”, diz a declaração.
Medidas de segurança adicionais também serão implementadas na região de Kherson, no nordeste da Ucrânia, segundo a administração militar regional.
A maioria dos escritórios públicos e empresas trabalhará remotamente, exceto as instalações de infraestrutura crítica. A distribuição de ajuda humanitária e pagamentos em dinheiro nos correios será limitada, e os oficiais de segurança intensificarão as patrulhas em locais onde as multidões podem se reunir.
Entretanto, os chamados “pontos de invencibilidade”, onde as pessoas podem carregar seus dispositivos eletrônicos e se aquecer, funcionarão 24 horas por dia, segundo a administração.
O prefeito da cidade, Ihor Terekhov, disse que é difícil prever o que as forças russas farão amanhã.
Fonte: CNN