Filha e genro de uma mulher de 65 anos foram presos em flagrante na cidade do Rio de Janeiro na última sexta-feira (24) após planejarem e executarem a internação forçada da mãe de Patrícia em uma clínica psiquiátrica de Petrópolis, sem justificativa médica. Patrícia de Paiva Reis e Raphael Machado Costa Neves, que foram indiciados por sequestro triplamente qualificado e coação no curso do processo, serão mantidos em prisão preventiva por tempo indeterminado.
De acordo com a polícia, a vítima não tem nenhuma doença ou necessidade terapêutica e foi mantida na unidade particular de saúde para ser coagida a se retratar de uma notícia crime que havia feito, denunciando maus-tratos sofridos pelos dois netos na Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima. Uma das crianças, inclusive, tem deficiência mental.
A mulher afirmou que os netos sofrem maus-tratos, não recebem alimentação adequada nem higiene e, ao serem detidos, Patrícia e Raphael não quiseram prestar depoimento. No dia do sequestro, a aposentada foi abordada por dois homens que a colocaram em uma ambulância. Na clínica, ela ficou em um quarto sem janelas e sem ventilação, onde passou fome e sede, gritou por socorro, mas não obteve ajuda.
Depois de alguns dias na clínica em Petrópolis, a mulher foi novamente colocada à força em uma ambulância e levada para outra unidade psiquiátrica, onde revelou a uma médica que a filha tinha a intenção de ficar com a integralidade da pensão que as duas dividem. O caso está sendo investigado pelas autoridades competentes.