fbpx

Anvisa aprova registro da Qdenga, nova vacina contra dengue

Nesta quinta-feira (2), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro da nova vacina contra dengue, a Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. A vacina é indicada para pessoas de 4 a 60 anos que nunca tiveram contato com o vírus da dengue e é composta por quatro sorotipos diferentes do vírus causador da doença.

Segundo a Anvisa, a Qdenga é aplicada em duas doses, com um intervalo de três meses entre as aplicações. A eficácia da vacina foi comprovada em ensaios clínicos, onde mostrou ter uma eficácia geral de 80,2% contra a dengue causada por qualquer sorotipo após 12 meses da segunda dose. Além disso, a vacina também reduziu as hospitalizações em 90%.

Até então, a única vacina contra dengue disponível no Brasil era a Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, indicada apenas para pessoas que já foram infectadas com o vírus da dengue. A Qdenga já pode ser comercializada na rede privada e no Sistema Único de Saúde (SUS), caso o Ministério da Saúde decida por sua incorporação.

O Brasil registrou em 2022 mais de mil mortes por dengue, um recorde histórico desde a década de 1980. Os períodos chuvosos, principalmente no verão, aliados à diminuição da percepção de risco para a dengue, são apontados como os principais motivos que levaram à alta nos casos e mortes em 2022. Por isso, é fundamental evitar o acúmulo de água parada para prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

LEIA TAMBÉM