Em um duelo emocionante na Copa do Mundo Feminina da FIFA, Portugal enfrentou os Estados Unidos, atual campeã, em busca de uma vaga nas oitavas de final após uma vitória contundente sobre o Vietnã.
As estreantes comemoraram a primeira vitória em uma Copa do Mundo com gols de Telma Encarnação e Kika Nazareth, marcando um momento histórico para o futebol feminino português no cenário mundial.
O caminho de Portugal para a fase a eliminar depende de causar uma grande reviravolta ao derrotar os Estados Unidos, tetracampeões. Enquanto isso, a jornada do Vietnã na Copa do Mundo chega ao fim após uma derrota no Waikato Stadium, em Hamilton, na Nova Zelândia.
Na terça-feira (01), às 08:00 BST, Portugal enfrentará os Estados Unidos em sua última partida do Grupo E. Simultaneamente, o Vietnã buscará seu primeiro ponto e gol no torneio ao enfrentar a Holanda.
“Após a vitória de hoje, sabemos que enfrentar os Estados Unidos será um jogo totalmente diferente”, disse o técnico de Portugal, Francisco Neto. “Embora tenhamos garantido a vitória, há muitos aspectos que podemos melhorar.”
Na última partida, os Estados Unidos empataram em 1 a 1 com a Holanda, em Wellington.
Vitória Histórica de Portugal
Classificado em 21º lugar pela FIFA, Portugal destaca-se como o melhor jogador entre as oito estreantes no Mundial Feminino. A equipe possui uma mistura de experiência defensiva e jovens talentos de ataque, exibindo profundidade em seu elenco. O técnico Neto demonstrou essa profundidade ao fazer sete alterações no time titular para a partida contra o Vietnã.
Enquanto o Vietnã parecia desorganizado e vulnerável na defesa, Portugal atacava consistentemente pelos flancos com ideias criativas. Eles garantiram dois gols em 21 minutos e poderiam ter marcado mais, já que dominaram toda a partida.
O primeiro golo surgiu aos 7 minutos, com cruzamento rasteiro de Lúcia Alves para Encarnação, que converteu de seis metros. Nazareth, um talentoso jogador de 20 anos com sete gols pela seleção de Portugal, dobrou a vantagem com uma finalização inteligente sobre Kim Tranh.
É evidente que os Estados Unidos trarão mais experiência defensiva e organização do que o Vietnã, mas com sua juventude, habilidade e velocidade, Portugal está prestes a criar a maior surpresa da história do futebol feminino.
Vietnã superado
Para o Vietnã, sair de sua primeira Copa do Mundo dessa maneira é decepcionante, especialmente depois de sua louvável exibição defensiva contra os Estados Unidos. A equipe de Mai Duc Chung parecia dividida entre buscar a primeira vitória na Copa do Mundo e aderir ao sólido sistema defensivo 5-4-1.
O resultado foi uma abordagem confusa que foi repetidamente desmantelada pelos portugueses, que poderiam ter somado mais golos na segunda parte. Joana Marchão rematou duas vezes à trave, enquanto o guarda-redes Tranh fez várias defesas impressionantes.
Apesar de ser classificado em 32º pela FIFA, o técnico Chung admitiu que a diferença entre as equipes parecia muito maior em Hamilton. “Na primeira parte, não fiquei satisfeito com a equipa”, disse. “Eles estão 11 níveis acima de nós e vêm da Europa, então sim, eles são muito melhores do que nós. É uma lição para nós.”
O lado positivo do Vietnã é conseguir seu primeiro chute a gol em uma Copa do Mundo, graças ao remate de Bich Thuy aos 43 minutos e até um toque na área adversária, algo que não conseguiram contra os americanos.