Um novo objeto não-identificado foi derrubado nos céus da América do Norte neste sábado (11), segundo o primeiro-ministro canadense Justin Trudeau. Ele afirmou que o objeto violou o espaço aéreo canadense e foi derrubado sobre o território de Yukon, no noroeste do Canadá. Aeronaves canadenses e americanas passaram a rastrear o objeto, que foi derrubado por um caça F-22 dos EUA.
Este é o terceiro objeto a ser derrubado nos céus da América do Norte na última semana, com os militares americanos derrubando outro objeto não-identificado na sexta-feira (10) e os EUA destruindo um balão chinês na Carolina do Sul no último fim de semana.
Trudeau afirmou que deu a ordem para derrubar o objeto após conversar com o presidente americano Joe Biden. Segundo a ministra da Defesa do Canadá, Anita Anand, o objeto estava voando a cerca de 160 km da fronteira com os EUA e representava uma “ameaça à aviação civil”. Ela descreveu o objeto como pequeno e cilíndrico e disse que mais detalhes serão descobertos após a recuperação e análise dos destroços.
A Casa Branca informou que o objeto estava sendo monitorado há 24 horas e foi derrubado por excesso de zelo com a recomendação das Forças Armadas. Os líderes discutiram a importância de recuperar o objeto para descobrir mais informações sobre seu propósito ou origem. O primeiro-ministro Justin Trudeau agradeceu o Comando de Defesa Aeroespacial Norte-Americano (NORAD), que liderou a missão.