O presidente chinês, Xi Jinping, está planejando sua primeira viagem à Rússia na próxima semana e suas primeiras conversas com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, desde a invasão de Moscou.
Várias fontes familiarizadas com os planos afirmam que esta é uma viagem mais cedo do que o esperado, em resposta a um convite de longa data do presidente russo, Vladimir Putin. O Ministério das Relações Exteriores chinês não confirmou a agenda e o Kremlin também não anunciou nada.
A visita de Xi à Rússia seria importante para Putin, que retrata a guerra na Ucrânia como um conflito com o poder combinado do Ocidente e tem falado frequentemente de seus planos para receber Xi nos próximos meses. No entanto, se a visita de Xi coincidir com uma reunião em vídeo com Zelensky, isso poderia ser um golpe ainda maior para os ucranianos, que querem que Pequim permaneça neutra em vez de firmar seu apoio a Moscou.
Fontes afirmam que o presidente chinês, Xi Jinping, planeja visitar a Rússia na próxima semana, enquanto acontece uma intensa batalha em Bakhmut, no leste da Ucrânia.
A visita de Xi, que ocorreria após sua reeleição como líder da China, seria uma demonstração de apoio à guerra da Rússia na Ucrânia, segundo o presidente russo, Vladimir Putin.
Ambos os lados relataram combates implacáveis em Bakhmut, onde as forças russas lideradas pelo exército privado de Wagner capturaram a parte oriental da cidade.
Xi e Putin se encontraram recentemente em Pequim, onde a China se ofereceu para mediar a paz, enquanto os Estados Unidos afirmam que a China está considerando armar a Rússia, o que Pequim nega. A China e a Rússia firmaram uma parceria em fevereiro de 2022.