Relatório publicado em 6 de abril de 2023 pela Fundação Abba Colombia revelou que o Peru está enfrentando uma situação de emergência devido ao ciclone Yaku, resultando em fortes chuvas que causaram a elevação dos rios Huallaga, Ucayali e Amazonas, afetando os vilarejos próximos.
O Serviço Nacional de Meteorologia e Hidrologia do Peru tem notificado e aumentado as medidas preventivas, especialmente nas áreas de inundação, para permitir que as pessoas evacuem precocemente. Tumbes, Piura, Lambayeque, La Libertad, Cajamarca, Ancash, Loreto e Tarapoto são as regiões mais atingidas pelo clima, com chuvas constantes que mantêm as ruas inundadas.
A situação é alarmante, pois aproximadamente 750.000 pessoas foram afetadas pelas enchentes e muitas famílias perderam suas casas e membros da família.
Infelizmente, esse número pode aumentar nas próximas semanas. Devido aos desastres naturais, o acesso aos lugares afetados é limitado, e as pessoas têm sido evacuadas para abrigos seguros.
Há necessidades imediatas em termos de sustento, moradia, pacotes de alimentos, kits sanitários e acesso a medicamentos e saúde.
As chuvas intensas e as inundações destrutivas estão atingindo duramente o Peru, tendo causado pelo menos 85 mortes até o momento. A falta de resposta do governo tem sido objeto de críticas crescentes.
Em Chaclacayo, a leste de Lima, chuvas torrenciais causaram pelo menos 85 mortes e 14 pessoas desaparecidas, de acordo com o Instituto Nacional de Defesa Civil do país (INDECI). As regiões nortenhas de Tumbes, Lambayeque e Piura foram as mais afetadas, confira no vídeo abaixo:
Fonte do vídeo: Mirror Now
Na quinta-feira, 20 de abril, o INDECI anunciou um novo episódio de chuvas violentas na costa norte e nas regiões central e norte dos Andes.
Muitos municípios em Piura e Tumbes foram colocados em alerta vermelho. Dezenas de moradores foram obrigados a abandonar suas casas para buscar refúgio em áreas seguras, enquanto outros colocaram paredes de concreto em frente às suas portas.
Desde janeiro, enchentes, deslizamentos de terra e deslizamentos de lama se tornaram parte da vida diária dos residentes afetados pelas fortes chuvas.
O Peru está passando por uma temporada de chuvas anormalmente intensa este ano devido ao início de ciclones e eventos climáticos extremos, o que tem causado desastres naturais em larga escala.
É essencial que o governo peruano implemente medidas eficazes para ajudar as pessoas afetadas e minimizar o impacto desses eventos climáticos extremos.