fbpx

Rússia ataca portos da Ucrânia após suspender acordo de grãos

Rússia protagonizou ataques direcionados aos portos ucranianos durante a noite de segunda-feira (17) e a madrugada desta terça-feira (18), de acordo com autoridades ucranianas. Esses bombardeios ocorreram logo após Moscou suspender o acordo que concedia à Ucrânia a permissão de exportar grãos para países com carência de alimentos.

Segundo informações divulgadas pela Força Aérea ucraniana, a Rússia utilizou drones e mísseis balísticos para atingir alvos situados nas regiões sul e leste do país. Até o momento, não há informações sobre possíveis feridos em decorrência desses ataques.

Na noite de segunda-feira (17), um incêndio teve início em uma instalação pertencente ao porto de Mykolaiv. As autoridades informaram que a situação foi prontamente controlada, sem deixar vítimas.

O porto de Odessa, além de Mykolaiv, também sofreu ataques, resultando em danos significativos. A Ucrânia alega que tais prejuízos foram ocasionados por destroços provenientes de artefatos russos abatidos. Além disso, várias residências foram danificadas.

É possível destacar que os portos de Odessa e Mykolaiv possuem acesso ao Mar Negro, rota pela qual a Ucrânia efetua a exportação de seus grãos.

“Isso é extremamente sério”, afirmou o prefeito Oleksandr Senkevich em uma postagem em uma rede social.

Em meio a esses acontecimentos, Andriy Yermak, chefe da equipe presidencial, declarou: “Essa é mais uma prova de que esse país-terrorista busca colocar em risco a vida de aproximadamente 400 milhões de pessoas em diferentes nações que dependem das exportações de alimentos provenientes da Ucrânia”.

Alertas de ataques aéreos foram emitidos em várias regiões do país. O sistema de defesa foi acionado para repelir os ataques, principalmente na região de Odessa.

LEIA TAMBÉM