A comunidade judaica de Berlim enfrentou um aumento alarmante de ataques antissemitas, com a vandalização de residências de judeus na cidade, em meio à recente escalada da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza.
Nos últimos dias, a polícia alemã tem recebido diversas denúncias de estrelas de Davi projetadas ou coladas nas paredes de edifícios onde judeus vivem na capital alemã. Esse símbolo, de grande significado para o judaísmo, foi infelizmente usado por Adolf Hitler durante o regime nazista para identificação de residências e comércios judaicos, tornando-se um símbolo de perseguição.
Uma judia residente em Berlim relatou ao portal Berliner Morgen Post que descobriu a estrela de Davi rabiscada na noite de quinta-feira (12) do lado de fora de seu prédio. Ela explicou que a porta da frente de seu edifício possui uma mezuzá, um talismã tradicional judaico. A mulher, que optou por manter sua identidade anônima, obteve imediatamente a vizinhança de seu imóvel em busca de outras estrelas semelhantes, mas encontrou apenas no seu edifício, o que a levou a acionar a polícia.
Outra vítima de vandalismo, identificada apenas como Yael, relatou ter encontrado pichações em um prédio próximo ao seu, no caminho que seu filho percorre para ir à escola. Ela descreveu a situação como “um soco no estômago” e uma experiência profundamente perturbadora.
Em resposta a esses incidentes, a polícia alemã anunciou a abertura de uma investigação e reforço da segurança nos locais frequentados pela comunidade judaica em Berlim. As autoridades estão empenhadas em identificar os responsáveis pelos atos de vandalismo e garantir a segurança da comunidade.
Esses episódios de antissemitismo ocorreram no meio do início da guerra no Oriente Médio, que teve início em 7 de outubro. Israelenses em diversos países europeus, como a França, também relataram ameaças e hostilidades por parte de apoiadores do Hamas. O aumento da tensão na região do Oriente Médio parece ter desencadeado uma onda de hostilidades contra comunidades judaicas em diversas partes do mundo.
As autoridades alemãs e a comunidade internacional estão atentas a essa situação e reforçam a necessidade de condenar veementemente o antissemitismo e garantir a segurança e proteção das comunidades judaicas em todo o mundo.