Onda de Ameaças de Bomba Desafia Autoridades nos Aeroportos da França

Em uma série perturbadora de eventos, catorze aeroportos na França foram evacuados nesta quinta-feira (19) após a recepção de novas ameaças de bomba.

“Pelo menos oito” desses terminais aéreos foram esvaziados em resposta às advertências alarmantes. Essa onda de incidentes se segue a um episódio semelhante no dia anterior, no qual 17 aeroportos franceses foram afetados por ameaças idênticas, resultando no cancelamento de 130 voos.

Os aeroportos de Brest, Carcassonne, Rennes, Tarbes, Bordeaux, Béziers, Montpellier e Nantes foram os locais afetados hoje, de acordo com informações de uma fonte da agência AFP.

Embora as autoridades da Direção-Geral de Aviação Civil tenham confirmado a recepção de “ameaças de atentados” em “vários aeroportos” durante a manhã, eles não especificaram quais terminais e nem quantos foram atingidos.

Alguns aeroportos optaram por informar o público diretamente sobre a situação.

O aeroporto de Lille utilizou as redes sociais para anunciar que estava sendo evacuado devido a um “alerta de bomba”, embora tenha retomado as operações meia hora depois.

Além dos aeroportos, procedimentos semelhantes foram adotados no icônico Palácio de Versalhes e em várias escolas.

As forças de segurança estão trabalhando incansavelmente nos aeroportos afetados para determinar a credibilidade das ameaças de acordo com protocolos estabelecidos, embora o governo permaneça cético quanto à sua autenticidade.

Esses incidentes ocorrem em um contexto de alerta máximo de terrorismo no país, desencadeado pelo assassinato de um professor em Arras, no norte da França, na sexta-feira (13).

O homicídio foi cometido por um jihadista de origem russa que alegava agir em nome do Estado Islâmico.

Em resposta a esses eventos, o ministro da Justiça, Éric Dupond-Moretti, assegurou que os “palhaços” por trás dessas ameaças seriam punidos, enquanto o ministro dos Transportes, Clément Baume, destacou que tais ações não são brincadeira, mas crimes graves.

No dia anterior, as ameaças de bomba afetaram 17 aeroportos, dos quais 15 foram evacuados, resultando em inúmeros cancelamentos de voos e consideráveis atrasos nas viagens aéreas.

 

LEIA TAMBÉM