O 1º tenente da Defesa Civil de São Paulo, Roberto Farina, atualizou a situação do litoral norte do Estado em entrevista ao vivo para o Jornal da Manhã, da Jovem Pan News, nesta quinta-feira, 23. Desde o último domingo, 19, operações de busca e resgate estão ocorrendo de maneira ininterrupta devido às fortes chuvas que abateram a região. Até o momento, 49 mortes foram confirmadas, sendo 48 em São Sebastião e uma em Ubatuba, e cerca de 40 pessoas seguem desaparecidas. Além disso, há 1.730 desalojados e 1.799 desabrigados.
Devido aos trabalhos realizados na região por uma força-tarefa multidisciplinar, Farina pediu que os turistas evitem viajar para a região neste final de semana. Segundo ele, há previsão de chuva e diversas equipes estão trabalhando para restabelecer a comunicação, energia elétrica e abastecimento de água. Farina também ressaltou que as pessoas que desejam se voluntariar no local devem entrar em contato com organizações antes para evitar atrapalhar os trabalhos.
As buscas por desaparecidos continuam sendo realizadas de maneira manual, sem uso de maquinários, seguindo modelos internacionais. Segundo o tenente, o Corpo de Bombeiros segue um protocolo de trabalhar manualmente dentro de um prazo de tempo com o objetivo de tentar socorrer pessoas com vida. A Defesa Civil havia emitido um alerta três dias antes da tragédia para fortes chuvas no litoral norte, no entanto o volume de chuva que caiu foi muito superior ao previsto.