Em uma ação coordenada entre a Receita Federal, a Polícia Federal e a Guarda Portuária, equipes realizaram uma operação na madrugada desta sexta-feira (14) no complexo portuário de Santos.
O resultado foi a apreensão de aproximadamente 120 kg de cocaína e a prisão de quatro indivíduos envolvidos no tráfico de drogas.
Os traficantes escolheram um contêiner contendo cerca de duas toneladas de bagagem desacompanhada, com destino ao porto de Gênova, na Itália, como meio de enviar a droga para o continente europeu.
As autoridades governamentais frustraram a tentativa de contaminação da carga e, durante a operação, realizaram a prisão dos quatro traficantes.
Além disso, foram apreendidas quatro bolsas contendo tabletes de cocaína.
A técnica criminosa utilizada nesse caso é conhecida como “rip-off modality”, na qual a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento dos exportadores e importadores.
Essa tática criminosa complica o gerenciamento dos riscos aduaneiros, exigindo profissionais especializados na análise de imagens e conhecimento sobre o controle de movimentação de contêineres de exportação.