A Prefeitura de Santos decidiu cancelar a prova de redação do concurso público realizado no último domingo (30) para o cargo de oficial de administração, de nível fundamental.
A medida foi tomada após a constatação de uma falha na impressão das provas, que não continham o enunciado com o tema da redação.
O problema só foi identificado durante a aplicação do exame, levando à transcrição do tema nas lousas após a primeira hora da prova.
Apesar disso, o prazo para a entrega do exame foi estendido em 1 hora e 30 minutos, mas a avaliação da redação foi cancelada.
Em reunião entre a Secretaria de Finanças e Gestão e o Instituto Mais (Imais), responsável pela organização do concurso, ficou estabelecido que a melhor solução seria não considerar a redação na avaliação final, independentemente de os candidatos terem conseguido ou não escrever sobre o tema.
Esse concurso público tinha como requisito o ensino fundamental, o que levanta a questão sobre a solicitação de uma redação nesse nível de escolaridade, confira o tema da redação:
Desenvolva um texto dissertativo/argumentativo em que apresente de que forma os bens públicos podem ser classificados quanto a sua natureza, seus aspectos geográficos quanto aos seus titulares, bem como, quanto a sua distinção. Ainda, explique porque motivos os bens públicos são aqueles cujo o consumo, ou uso é indivisível e o que significa o princípio da não exclusão.
Normalmente, provas de nível fundamental não costumam exigir um texto dissertativo/argumentativo complexo como parte da avaliação, e nem mesmo uma folha de rascunho para esboçar a redação foi entregue para os participantes.
Porém, é possível que a organização do concurso tenha optado por incluir a redação como uma forma de avaliar habilidades de comunicação escrita e expressão, bem como o conhecimento sobre o tema proposto.
A falta do enunciado na prova não pôde ser constatada antecipadamente pela Prefeitura, uma vez que, para garantir a segurança e a lisura do concurso, ninguém tem acesso ao conteúdo das provas após a impressão, sendo conhecido apenas pela banca avaliadora.
É importante destacar que a avaliação da redação não impactaria na classificação geral dos candidatos, pois somente o exame com as 40 questões de múltipla escolha seria levado em consideração, conforme previsto no edital.
O gabarito da prova objetiva será divulgado nesta terça-feira (1º) nos sites do Imais e da Prefeitura, possibilitando aos candidatos verificar o desempenho obtido nas questões objetivas.
Apesar do contratempo, a Prefeitura de Santos reiterou seu compromisso em assegurar a justiça e a transparência do concurso público, buscando sempre garantir a igualdade de oportunidades para todos os candidatos.
Medidas serão tomadas para evitar problemas semelhantes em futuras seleções, de forma a aprimorar o processo seletivo e garantir a idoneidade e qualidade dos exames realizados para os cargos de nível fundamental.