Na tarde da última segunda-feira (15), a 2ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) efetuou a prisão de 11 homens em Santos, após a descoberta de uma central clandestina de distribuição e armazenamento de medicamentos controlados.
A ação policial foi desencadeada em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela 1ª Vara Criminal da cidade, em decorrência de investigações sobre o comércio ilegal de medicamentos controlados, proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
De acordo com a Polícia Civil, as investigações revelaram a atuação de dois homens, de 31 e 46 anos, que foram registrados em vídeo e fotografados transportando e entregando caixas e pacotes dos referidos medicamentos.
A abordagem ocorreu no estacionamento de um supermercado na Avenida Ana Costa.
Posteriormente, os policiais seguiram para um edifício comercial no bairro Valongo, na Rua Alexandre Gusmão, onde encontraram os demais suspeitos, com idades entre 21 e 47 anos.
Segundo a investigação, esses indivíduos estavam envolvidos na organização, preparo, embalagem e etiquetagem dos medicamentos.
No local, foi descoberta uma central de distribuição altamente profissionalizada, com setores estruturados, cartazes indicativos de posicionamento para cada estágio de envio, prateleiras e mesas de trabalho.
Centenas de medicamentos estavam meticulosamente dispostos para serem embalados ou já tinham sido etiquetados com endereços dos compradores, incluindo uma espécie de nota de compra, destinada a diversas regiões do país. Além disso, foram encontrados anabolizantes, substâncias psicotrópicas, medicamentos veterinários e outros itens, como vapers importados.
A equipe policial também se dirigiu a outros dois endereços, apreendendo mais caixas de medicamentos em um local na Avenida Martins Fontes, no bairro Saboó, e identificando um depósito adicional na Avenida Afonso Pena, onde foram encontrados medicamentos vencidos.
Os 11 suspeitos foram autuados por tráfico de drogas, associação para o tráfico, integrarem organização criminosa, falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produtos destinados a fins terapêuticos ou medicinais, além do crime de descaminho.
Durante a operação, foram apreendidos diversos itens, incluindo um veículo Hyundai/HB20S, 20 aparelhos celulares, etiquetas para reetiquetar produtos vencidos, um notebook, anotações diversas, 24 caixas de vitapulmin, três caixas de durateston, duas caixas de deposteron e durateston, duas caixas de propinato de testosterona, e uma variedade de medicamentos com prazo de validade expirado, de origem nacional e estrangeira.