fbpx

Perspectivas econômicas globais melhoram, mas desafios persistem

A economia global pode ter um ano melhor do que o esperado, graças à reabertura da China, ao inverno menos rigoroso na Europa e à sinalização de que a inflação nos principais países está diminuindo. No entanto, os economistas alertam que o cenário ainda é desafiador. O Fundo Monetário Internacional elevou sua estimativa para o Produto Interno Bruto global de 2,7% para 2,9%, mas ainda abaixo da média dos últimos 20 anos.

A reabertura da economia chinesa tem sido mais rápida do que o previsto, resultando em um aumento da previsão de crescimento da economia do país de 4,4% para 5,2%. Já na Europa, o inverno menos rigoroso do que o previsto trouxe alívio ao cenário econômico, que estava sendo afetado pelo conflito entre Ucrânia e Rússia.

Na economia americana, as preocupações com a inflação estão diminuindo, com o índice de preços de gastos com consumo subindo 5% em dezembro, abaixo dos 5,5% de novembro. O Federal Reserve também reduziu o ritmo de aumento das taxas de juros.

No entanto, há fatores que ainda podem pressionar a inflação, como o baixo nível de desemprego. Por outro lado, a regularização das cadeias logísticas globais já está aliviando a alta de preços. Enquanto isso, o cenário de fraco crescimento na economia brasileira persiste, apesar das perspectivas globais melhores.

LEIA TAMBÉM