A Caixa Econômica Federal anunciou nesta segunda-feira (20) que vai liberar o Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores das cidades afetadas pelas fortes chuvas no litoral de São Paulo. Serão beneficiados trabalhadores que moram em Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião, localidades que tiveram estado de calamidade pública decretado pelo governo federal.
O Saque Calamidade do FGTS é permitido quando há necessidade pessoal, urgente e grave decorrente de desastre natural que tenha atingido a área de residência. Cada trabalhador pode sacar no máximo R$ 6.220, e não é permitido tirar dinheiro caso um saque da mesma modalidade tenha sido feito nos últimos 12 meses.
Apesar de ainda não estar liberado nas cidades afetadas, a Caixa informou que está trabalhando em conjunto com as autoridades locais para liberar o benefício o mais rápido possível. Quando liberado, o Saque Calamidade poderá ser solicitado de forma simples através do aplicativo FGTS, e o dinheiro é liberado na conta dos trabalhadores ou pode ser sacado em uma agência da Caixa.
Para sacar, é necessário enviar os seguintes documentos pelo aplicativo: carteira de identidade, carteira de habilitação ou passaporte e comprovante de residência emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Se a residência estiver em nome do cônjuge, é necessário apresentar certidão de casamento ou escritura pública de união estável.
A iniciativa visa ajudar os trabalhadores que foram impactados pelas fortes chuvas na região, oferecendo um auxílio financeiro para que possam lidar com as consequências desse desastre natural.