O Ibovespa, índice de ações de referência do Brasil, iniciou o dia com forte alta na quarta-feira, impulsionado pela alta nos preços do minério de ferro no mercado internacional e pelos dados abaixo do esperado da inflação nos Estados Unidos. Enquanto isso, o dólar iniciou o dia em trajetória de queda, estendendo a tendência da sessão anterior.
Às 10h43, o Ibovespa subia 1,36%, para 119.156 pontos, enquanto o dólar caía 1,17%, a R$ 4,7991.
O impulso ascendente do mercado de ações pode ser atribuído à avaliação do mercado sobre o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos EUA. Os preços ao consumidor do país subiram 0,2% em junho, após um aumento de 0,1% em maio. No entanto, a taxa de crescimento anual do IPC desacelerou de 4% para 3%.
Esses números ficaram aquém das expectativas do mercado, que projetava alta mensal de 0,3%. Consequentemente, espera-se que os índices de ações globais indiquem perspectivas positivas para quarta-feira.
No início do dia, as mineradoras se destacaram com os preços do minério de ferro subindo 2,6% em Dalian, na China. Com isso, as ações da Vale (VALE3), uma das pesos-pesadas do Ibovespa, subiram 1,88%. A CSN Mineração (CMIN3) avançou 2,18%, enquanto a Usiminas (USIM5) registrou ganho de 1,63%.
No setor frigorífico, a JBS (JBSS3) anunciou nesta quarta-feira o plano de listar suas ações na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE). O plano inicial foi suspenso há seis anos, mas agora está pronto para ser revivido. De acordo com um comunicado da empresa, a listagem na NYSE permitirá à JBS “expandir o acesso a uma base maior de investidores”.
As ações da JBS na B3 dispararam 8,47% no início do pregão, chegando a R$ 18,70.
A resposta positiva do mercado ao aumento dos preços do minério de ferro e os dados decepcionantes da inflação nos EUA mostram a resiliência do mercado de ações brasileiro. Apesar das incertezas globais em curso, como a pandemia em curso e as tensões geopolíticas, os investidores brasileiros permanecem otimistas. O desempenho favorável das ações do Ibovespa, principalmente dos setores de mineração e frigorífico, reflete o potencial de crescimento contínuo desses setores.