fbpx

O Victoria and Albert Museum adquiriu um vasto arquivo sobre a vida, obra e legado de David Bowie.

Mais de 80.000 itens, incluindo letras escritas à mão, cartas, partituras, figurinos originais, moda, fotografia, filmes, videoclipes, cenários, capas de álbuns e prêmios, estarão em exibição em 2025. A exposição, abrangendo seis décadas da carreira do cantor “Starman” e ícone cultural, estará disponível ao público no recém-criado David Bowie Centre for the Study of Performing Arts, que abrirá no Queen Elizabeth Olympic Park em Stratford.

O centro permitirá que fãs e pesquisadores se aproximem e obtenham novos insights sobre o processo criativo de Bowie como nunca antes, disse o V&A. Destaques incluem figurinos de palco, como os conjuntos Ziggy Stardust de Bowie, projetados por Freddie Burretti em 1972, as criações de Kansai Yamamoto para a turnê Aladdin Sane em 1973 e o casaco da bandeira britânica projetado por Bowie e Alexander McQueen para a capa do álbum Earthling de 1997.

O arquivo também inclui mais de 70.000 fotografias, impressões, negativos, slides e folhas de contato tiradas por alguns dos principais fotógrafos do século 20, de Terry O’Neill a Brian Duffy e Helmut Newton.

O diretor do V&A, Dr. Tristram Hunt, disse: “David Bowie foi um dos maiores músicos e artistas de todos os tempos. O V&A está emocionado por se tornar guardião de seu incrível arquivo e poder abri-lo para o público. ”

Um porta-voz da David Bowie Estate acrescentou: “Com a obra de David se tornando parte das coleções nacionais do Reino Unido, ele ocupa seu lugar legítimo entre muitos outros ícones culturais e gênios artísticos. O David Bowie Centre for the Study of Performance – e o acesso aos bastidores oferecido pelo V&A East Storehouse – significará que o trabalho de David poderá ser compartilhado com o público de maneiras que não foram possíveis antes.”

A aquisição do arquivo pelo V&A e a criação do centro foram possíveis graças à David Bowie Estate e a uma doação de £10 milhões da Blavatnik Family Foundation e da Warner Music Group.

LEIA TAMBÉM