fbpx

Faleceu o cartunista Paulo Caruso aos 73 anos em São Paulo

O cartunista Paulo Caruso, um dos maiores nomes da arte no Brasil, faleceu neste sábado (4) em São Paulo aos 73 anos, após lutar contra um câncer no intestino que foi diagnosticado em 2017. O velório do cartunista ocorreu na manhã deste domingo (5) e o enterro será realizado na segunda-feira apenas para a família e amigos próximos.

Paulo Caruso nasceu em 6 de dezembro de 1949, em São Paulo, e cursou arquitetura na Universidade de São Paulo (USP), mas não exerceu a profissão. Foi no Salão de Humor de Piracicaba, em 1985, que o cartunista uniu sua paixão pela música com o amor pelos cartuns e montou uma banda só com cartunistas.

Caruso teve uma carreira profissional marcante, colaborando com jornais como “Diário Popular”, “Folha de S.Paulo” e “Movimento”. Além disso, participou do programa Roda Viva, da TV Cultura, desde 1987 e publicou a coluna de humor Avenida Brasil na revista “IstoÉ”, onde satirizou vários momentos da história política do país. Em 1992, lançou o livro “Avenida Brasil”, onde reuniu centenas de charges políticas, publicadas em jornais e revistas.

Paulo Caruso recebeu diversos prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o de melhor desenhista, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), em 1994. O cartunista deixa um legado importante para a arte brasileira e será sempre lembrado como um dos grandes talentos do país.

LEIA TAMBÉM