A tradicional cerimônia do Emmy, uma das principais premiações do setor de entretenimento televisivo, enfrenta um revés inesperado neste ano. A Academia de Artes & Ciências Televisivas, em conjunto com a emissora Fox, anunciou o adiamento do Emmy 2023, originalmente previsto para ocorrer em 18 de setembro. A nova data para o evento ainda não foi definida, mas está eletrônica para janeiro de 2024, em um dia ainda a ser determinada.
A decisão de adiar a cerimônia foi tomada em resposta à greve dos sindicatos de atores (SAG-AFTRA, na sigla em inglês) e roteiristas de Hollywood. Representantes dos sindicatos aceitaram condições mais tolerantes para seus filiados, o que levaram a uma paralisação de produções, filmagens e promoções de filmes e séries.
De acordo com informações apuradas pelo público The Hollywood Reporter, fontes próximas à organização da premiação revelaram que o ideal seria não realizar a edição de 2023 do Emmy até que um acordo seja alcançado entre os sindicatos e os representantes dos grandes estúdios. A expectativa é que essa decisão resguarde tanto os interesses dos profissionais do setor quanto a qualidade e o prestígio do Emmy.
A cerimônia do Emmy 2023 já havia anunciado seus indicados, e duas séries da HBO Max foram destacadas como grandes favoritas: “Succession” e “The Last of Us”. No entanto, com a interferência da data remarcada, os envolvidos, desde os indicados até os líderes de serviços responsáveis pela organização do evento, aguardam ansiosamente por atualizações oficiais.
Este adiamento representa o primeiro caso desde 2001, quando a cerimônia foi remarcada para o início de novembro após os trágicos ataques de 11 de setembro daquele ano, quando a Academia de Artes & Ciências Televisivas e a emissora CBS tomaram a mesma medida.
As reivindicações dos sindicatos de atores e roteiristas são diversas, incluindo a necessidade de regulação da inteligência artificial no setor, melhor remuneração nas compensações por vendas de direitos de produção para novos mercados por serviços de streaming e aumento do salário mínimo para os profissionais. Essas demandas têm sido pontos cruciais nas negociações, que buscam alcançar um acordo equilibrado para ambas as partes envolvidas.
Enquanto a Academia e a emissora Fox continuam a dialogar sobre o futuro do Emmy 2023, a indústria do entretenimento fica na expectativa de um resultado positivo para essa situação delicada. A homenagem é um momento importante de reconhecimento e homenagem ao talento e dedicação dos profissionais do ramo televisivo, e seu adiamento destaca a urgência de encontrar soluções que beneficiem a todos.