fbpx

Lula e Von der Leyen defendem a diplomacia sobre conflitos na Ucrânia: uma necessidade urgente de paz

No encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no Palácio do Planalto, em Brasília, as discussões abordam questões globais importantes. Lula enfatizou a importância de soluções diplomáticas para os conflitos na Ucrânia, destacando a necessidade de mais diplomacia e menos intervenção armada. Ambos os líderes também abordaram o acordo entre Mercosul e União Europeia, discutindo a importância do diálogo, cooperação e ações conjuntas para enfrentar os desafios atuais, como as mudanças climáticas e o desmatamento na Amazônia.

A busca pela paz na Ucrânia Lula enfatizou a complexidade dos desafios enfrentados pela comunidade internacional diante da volta da guerra ao coração da Europa. O presidente brasileiro defendeu a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a fim de garantir uma resposta eficiente e credível às ameaças à paz e à segurança mundial. Ao mencionar a invasão da Ucrânia pela Rússia, Lula reiterou a importância de se evitar a escalada da guerra, ressaltando que a solução não está na intervenção militar, mas sim na diplomacia. Ele enfatizou a necessidade de mais diálogo e menos intervenções armadas em diferentes regiões do mundo, como na Ucrânia, Palestina e Iêmen.

Acordo Mercosul-União Europeia e confiança mútua durante o encontro, Lula expressou preocupação com o possível previsto no acordo entre Mercosul e União Europeia. Para o presidente brasileiro, a base da relação entre parceiros estratégicos deve ser a confiança mútua, e não a desconfiança e como garantida. Lula defendeu a importância de fortalecer os laços entre o Brasil e os países do bloco europeu, destacando a necessidade de diálogo contínuo e a construção de relações na cooperação e no interesse mútuo.

Compromisso com o meio ambiente e a Amazônia a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou a importância do acordo entre a União Europeia e o Mercosul como uma plataforma para o diálogo e o engajamento de longo prazo. Além disso, Von der Leyen reforçou o compromisso da União Europeia com o meio ambiente e a luta contra as mudanças climáticas. Ela anunciou um investimento de 20 milhões de euros para o Fundo Amazônia, reconhecendo a importância da floresta amazônica como um patrimônio natural e um elemento fundamental para a saúde do planeta. O líder europeu também afirmou a necessidade de um conjunto de esforços para acabar com o desmatamento até 2030.

LEIA TAMBÉM