Presidente Lula recebe Presidente Eleito do Paraguai, Santiago Peña

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu na sexta-feira, 28, o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, para discutir temas cruciais para as duas nações. Durante o encontro, diversas questões foram abordadas, destacando-se a cooperação no enfrentamento de crimes internacionais e a discussão sobre o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul.

Um dos pontos centrais do diálogo foi o combate conjunto ao contrabando, tráfico de drogas, armas e tráfico de pessoas entre o Brasil e o Paraguai. Ambos os países reconhecem a importância de unir esforços e recursos para enfrentar esses desafios transnacionais, que têm impacto direto na segurança e na estabilidade da região.

Outro tema relevante foi o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. Apesar de os dispositivos terem sido colocados para garantir a segurança em casos de descumprimentos de medidas ambientais, o Brasil e o Paraguai estão trabalhando juntos para garantir o progresso e a ratificação do acordo entre os blocos sanitários. Essa parceria comercial é vista como um caminho promissor para o desenvolvimento econômico e a cooperação mais estreita entre os países envolvidos.

A usina hidrelétrica de Itaipu também foi objeto de discussão na reunião. Atualmente, o Paraguai tem direito a metade da energia produzida no local e vende o excedente para o Brasil. No entanto, o presidente eleito Santiago Peña expressou o desejo de reavaliar a preferência de compra do Brasil, buscando maior autonomia paraguaia sobre a energia excedente, permitindo ao país vender para outros países também. Essa negociação é de extrema importância para a energia energética paraguaia e pode ter influências nas relações bilaterais.

É digno de nota que o encontro teve uma duração de pouco mais de uma hora, e as declarações à imprensa foram feitas exclusivamente pelo presidente paraguaio Santiago Peña. A reunião estava originalmente agendada para a quinta-feira, mas foi marcada devido a questões de saúde enfrentadas pelo presidente brasileiro, que passaram por um procedimento médico nesta semana.

No próximo dia 15, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem previsão de ir ao Paraguai para participar da cerimônia de posse do presidente eleito Santiago Peña, em um evento que pode marcar o início de uma nova fase nas relações bilaterais entre as duas nações.

LEIA TAMBÉM