Conforme o site da OMS, após 3 dias de reunião neste mês de março, o SAGE ( Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização) revisou a priorização de Vacinas Covid-19, levando em conta a variante Omicron e a alta imunização por infecção e vacina. O roteiro revisado leva em consideração a relação custo-benefício da vacinação contra a COVID-19 para aqueles com menor risco – ou seja, crianças e adolescentes saudáveis – em comparação com outras intervenções de saúde.
O novo roteiro tem três grupos de prioridade na Vacinação contra o Covid-19 sendo: alto, médio e baixo.
- Grupo de alta prioridade: adultos mais velhos; adultos mais jovens com comorbidades significativas (por exemplo, diabetes e doenças cardíacas); pessoas com condições imunocomprometidas (por exemplo, pessoas vivendo com HIV e receptores de transplante), incluindo crianças com 6 meses ou mais; pessoas grávidas; e profissionais de saúde da linha de frente.
- Grupo de média prioridade: adultos saudáveis – geralmente com menos de 50-60 anos – sem comorbidades e crianças e adolescentes com comorbidades.
- Grupo de baixa prioridade: crianças e adolescentes saudáveis de 6 meses a 17 anos.
As vacinas essenciais tradicionais para crianças, como as vacinas contra sarampo, rotavírus e pneumococo, têm um impacto muito maior na saúde pública do que a vacinação de crianças e adolescentes saudáveis contra a COVID-19, segundo o SAGE. Por isso, é importante que a vacinação seja realizada de forma estratégica, priorizando os grupos de maior risco, como aqueles com condições imunocomprometidas e comorbidades.
Para saber mais sobre o novo roteiro acesse:
https://www.who.int/news/item/28-03-2023-sage-updates-covid-19-vaccination-guidance