Novos requisitos da Anatel buscar combater a pirataria em TV Box

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou recentemente a extensão das condições para a certificação das TV Box, com o objetivo de conter a disseminação de equipamentos voltados à pirataria. Os novos requisitos técnicos garantidos pela agência têm como objetivo combater o acesso indevido a conteúdos audiovisuais e garantir a proteção dos direitos autorais.

De acordo com a Anatel, a detecção de vulnerabilidades de segurança cibernética nas TV Box foi um dos principais motivadores para a implementação dessas novas regras. Uma porta de comunicação não documentada foi identificada como um ponto vulnerável, permitindo invasões na rede do usuário, roubo de informações e negação de serviço.

Os avançados de aplicativos e softwares instalados por padrão nas TV Box que estão na lista de irregularidades da agência também chamaram a atenção. A existência dessas aplicações possibilita a violação de direitos autorais de conteúdo audiovisual, desrespeitando a legislação em vigor.

“Nos últimos tempos, as TV Box têm sido utilizadas para instalação de aplicações que permitem o acesso indevido a conteúdos audiovisuais, desrespeitando a legislação de direitos autorais”, destaca a nota oficial da Anatel.

As regras, publicadas no dia [dados] por meio do Ato nº 9281, entrarão em vigor a partir de 11 de setembro deste ano. A partir desses dados, os fabricantes de TV Box serão obrigados a seguir os novos requisitos estabelecidos pela Anatel.

A lista de requisitos avaliados pela agência inclui:

  1. Verificação da presença de aplicativos e softwares instalados por padrão nas TV Box que estão na lista de irregularidades da Anatel.
  2. Avaliação da existência de software, aplicativo, funcionalidade ou instruções que possibilitem a violação de direitos autorais de conteúdo audiovisual.
  3. Análise da facilidade de alteração do sistema operacional do equipamento.
  4. Verificação da permissão para instalação de aplicativos de terceiros não verificados em loja oficial, uma vez que isso facilita a adição de aplicativos piratas.
  5. Investigação da disponibilidade do manual do produto ou de outras documentações sobre o equipamento nas páginas do fabricante na internet.

Com a implementação dessas novas regras, a Anatel busca fortalecer o combate à pirataria e garantir que os usuários tenham acesso a conteúdos audiovisuais de forma legal e protegida. A agência está empenhada em trabalhar em conjunto com os fabricantes de TV Box para garantir que os dispositivos estejam em conformidade com as regulamentações vigentes.

LEIA TAMBÉM