A agência espacial norte-americana, NASA, divulgou nesta segunda-feira (3) os nomes dos quatro astronautas que farão parte da missão Artemis II, que viajará ao redor da Lua. A equipe será composta por três homens e uma mulher, sendo que um dos homens é negro e a astronauta Christina Hammock Koch será a primeira mulher a ir em uma missão lunar realizada pela NASA. Victor Glover também será o primeiro homem negro a participar de uma missão lunar.
Embora essa equipe seja a primeira a viajar à Lua desde a última missão Apollo, em 1972, eles ainda não pousarão no satélite natural, nem mesmo o orbitarão. A cápsula Orion, acoplada ao foguete SLS da NASA, levará os astronautas à Lua, mas sem pousar.
O lançamento da missão Artemis II é esperado para novembro de 2024, segundo fontes da agência espacial. O foguete SLS é o mais poderoso do mundo e, quando estiver no espaço, a cápsula Orion se desprenderá e levará os astronautas à Lua.
“Pela primeira vez em mais de 50 anos, esses indivíduos – a tripulação da Artemis II – serão os primeiros seres humanos a voar para as proximidades da Lua. Na tripulação estão a primeira mulher, a primeira pessoa negra e o primeiro canadense em uma missão lunar, e todos os quatro astronautas representarão o melhor da humanidade enquanto exploram para o benefício de todos”, disse a diretora Vanessa Wyche, do NASA Johnson Space Center.
Segundo o administrador-geral da NASA, Bill Nelson, essa missão levará mais do que astronautas, ela levará a esperança de milhões de pessoas em todo o mundo. A missão Artemis II abrirá caminho para a expansão da exploração humana do espaço profundo e apresentará novas oportunidades para descobertas científicas, comerciais, industriais e parcerias acadêmicas e a Geração Artemis.
Com a missão Artemis, a NASA tem como objetivo levar a primeira mulher e o próximo homem à superfície lunar até 2024, além de estabelecer uma presença sustentável da agência na Lua até o final da década. A agência está trabalhando em parceria com empresas comerciais, outras agências espaciais internacionais e a comunidade científica para alcançar esses objetivos.