O Tribunal Regional da 4ª Região (TRF-4) determinou nesta segunda-feira o afastamento preventivo do juiz Eduardo Appio, responsável pela 13ª Vara Federal no Paraná, que tem jurisdição sobre os processos da Operação Lava Jato. A decisão foi tomada devido à suspeita de que o magistrado tenha efetuado uma chamada telefônica anônima com supostas ameaças ao advogado João Malucelli, filho do desembargador Marcelo Malucelli.
O caso veio à tona em abril, quando o boletim de ocorrência registrado por João Malucelli revelou a ligação telefônica ameaçadora recebida um dia após a decisão de seu pai em revogar a prisão do doleiro Rodrigo Tacla Duran. A chamada, gravada por João Eduardo, partiu de um número sem identificador, mas uma perícia realizada pela Polícia Federal apontou fortes indícios de que a voz presente na gravação era do juiz Eduardo Appio.
Em sua decisão de afastamento, o corregedor regional Cândido Alfredo Silva Leal Júnior mencionou uma série de condutas suspeitas de Appio, incluindo o acesso a dados do advogado João Eduardo Malucelli para intimidar o desembargador Marcelo Malucelli, além da ligação feita para o filho do desembargador-relator sem motivo aparente razoável.
O juiz Eduardo Appio é conhecido por substituir o ex-ministro Sérgio Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba e vinha conduzindo processos relacionados à Operação Lava Jato. Sua ligação com o advogado João Malucelli tem sido alvo de questionamentos por parte de adversários de Moro, que o acusam de ter sido beneficiado pelo desembargador Marcelo Malucelli.
A investigação administrativa sobre o caso continua em andamento, e as medidas determinadas pelo TRF-4 incluem o bloqueio do acesso de Appio às dependências e sistemas da Justiça Federal, a apreensão de seu computador funcional e a abertura de um processo administrativo disciplinar. A situação gera mais polêmica em torno da Operação Lava Jato e coloca em foco a conduta do juiz Eduardo Appio, que já enfrentava críticas e questionamentos em relação aos seus processos.
O desenrolar desse caso terá implicações importantes no cenário jurídico e político do país, e continuaremos acompanhando de perto para trazer mais informações sobre as investigações e seus desdobramentos.