fbpx

Xi Jinping e Vladimir Putin se encontram em meio a temores do Ocidente sobre uma parceria militar entre China e Rússia

Presidente chinês, Xi Jinping, se encontrará com líder russo, Vladimir Putin, na semana que vem para discutir a “cooperação estratégica” entre os dois países, segundo informou o Kremlin nesta sexta-feira (17). O encontro ocorre em meio a uma recente aproximação entre as nações, o que tem preocupado o Ocidente, que teme uma parceria militar para fornecimento de armas da China ao Exército russo.

A visita de Estado de Xi à Rússia acontece pela primeira vez desde o início da guerra na Ucrânia, sendo a última vez em 2019. A China nega qualquer participação indireta do lado russo no conflito ucraniano, e propôs intermediar as negociações de paz entre Rússia e Ucrânia, o que o Kremlin diz ver com bons olhos. Porém, Kiev já afirmou que não dialogará com Moscou enquanto Putin for presidente.

Especialistas de institutos de estudos da guerra afirmam que a China deve ganhar protagonismo ao longo deste ano, e que a parceria entre China e Rússia tem potencial para impactar a ordem mundial. O encontro entre Xi e Putin é um sinal claro dessa aproximação, e pode gerar novas especulações sobre o futuro da relação entre as duas potências.

O encontro entre os líderes também acontece em meio a tensões crescentes entre a China e os Estados Unidos, que temem a ascensão do gigante asiático como potência global. Com a Rússia cada vez mais próxima, a China ganha um novo aliado no tabuleiro político internacional, o que pode mudar o equilíbrio de forças em todo o mundo.

LEIA TAMBÉM