fbpx

Entenda o que está acontecendo com Donald Trump

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, corre o risco de prisão iminente por acusações decorrentes da investigação sobre o pagamento de US$ 130 mil à ex-atriz pornô Stormy Daniels em 2016, o que teria sido uma tentativa de comprar seu silêncio sobre um suposto encontro sexual entre os dois.

Um grande júri em Nova York aprovou sua acusação, tornando-o o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a enfrentar acusações criminais.

Embora o pagamento à Daniels fosse legal, os promotores argumentam que o pagamento de Trump a seu advogado Michael Cohen foi registrado como honorários advocatícios na contabilidade da Trump Organization e isso equivale a falsificar registros comerciais, o que é considerado uma contravenção em Nova York, mas pode se tornar um crime se for provado ser crucial para cometer outro crime.

Os promotores também podem argumentar que isso viola a lei eleitoral porque sua tentativa de esconder o pagamento à atriz foi motivada por não querer que os eleitores soubessem que ele teve um caso extraconjugal.

A possibilidade do ex-presidente ir para a prisão é baixa devido ao fato de já ter ocupado a presidência. No entanto, se ele for indiciado por outros crimes graves e houver provas substanciais, é possível que ele acabe sendo preso. O ex-presidente também pode tentar mudar a narrativa, para um caso de perseguição política e usar isso como uma forma de se destacar e concorrer novamente à presidência dos Estados Unidos.

Trump escreveu em sua rede social Truth Social que deixará seu resort na Flórida nesta segunda-feira(03)  para viajar para a cidade de Nova York, onde comparecerá ao tribunal na terça-feira (04) após sua acusação.

LEIA TAMBÉM