O mês de abril é dedicado à prevenção da crueldade contra animais e é conhecido como Abril Laranja.
Essa iniciativa foi criada pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA) e é promovida por órgãos públicos, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos animais e evitar maus-tratos.
Durante esse mês, são realizadas diversas ações para garantir o bem-estar de todas as espécies animais, como cavalos, lagartos, hamsters, coelhos, cães e gatos.
Infelizmente, o número de denúncias de maus-tratos a animais ainda é muito alto no Brasil, tornando o Abril Laranja importante para chamar a atenção para essa questão e promover mudanças.
É necessário conhecer a senciência, que é a capacidade de ter empatia pelos animais, e as cinco liberdades, que são fundamentais para garantir o bem-estar animal.
Essas liberdades incluem a liberdade de fome, sede e má nutrição, a liberdade de dor, injúria e doenças, a liberdade de desconforto, a liberdade de medo e estresse e a liberdade de expressar comportamentos naturais da espécie.
Durante o Abril Laranja, o Grupo de Apoio e Proteção aos Animais de Campo Grande está promovendo ações em diversos pontos da capital para combater qualquer tipo de abuso e negligência em relação aos animais em situação de vulnerabilidade.
O coordenador do grupo, Bruno Nóbrega, ressalta que os maus-tratos não se limitam à violência física, mas incluem privação de água e comida, falta de atendimento veterinário e abandono nas ruas.
Na próxima sexta-feira 14 de abril de 2023, o grupo estará na Escola Estadual Joaquim Murtinho em parceria com a Polícia Militar Ambiental e a OAB da Causa Animal para conscientizar as crianças sobre a importância de proteger os animais e distribuir informações de denúncia para combater os maus-tratos.