Assaltantes envergando trajes negros, capuzes e armados realizaram uma incursão surpreendente em uma marina localizada na Ilha Caraguatá, em Cubatão, por volta das 3h30 da última terça-feira (28/11/2023).
Durante a ação, duas vítimas, um idoso e seu filho de 20 anos, foram rendidas enquanto quatro barcos de alumínio, todos equipados com motores de popa, foram subtraídos.
O jovem foi alvo de agressões físicas, sofrendo chutes nas costas e pernas.
O incidente teve como palco a marina situada na Rua Nicolau Cuqui, cuja residência do proprietário, de 76 anos, localiza-se na parte superior.
Na ocasião, tanto o proprietário quanto seu filho estavam presentes na moradia. Apesar da propriedade estar geograficamente na referida rua, nos fundos há uma rampa de acesso ao braço de mar que circunda a ilha.
O grupo criminoso, cujo número exato permanece desconhecido, acessou a área pela água.
As vítimas, que estavam dormindo no momento da invasão, foram despertadas pelo ruído provocado pelos invasores. Três assaltantes adentraram nos quartos do idoso e do jovem, utilizando fios para imobilizá-los.
Enquanto pai e filho permaneciam sob a supervisão do trio, outros criminosos vasculhavam a residência em busca de objetos de valor.
Os assaltantes indagaram ao jovem sobre a localização da “central de monitoramento”, ao notarem a presença de câmeras de segurança no local.
Ao constatarem que esses equipamentos estavam conectados a um notebook pertencente ao rapaz, danificaram o dispositivo e subtraíram seu disco rígido.
Além das embarcações mencionadas, identificadas como Guararapes, equipada com um motor Yamaha de 115 HP; Patrícia II, equipada com um Yamaha de 60 HP; Maravilha V, cujo motor não foi especificado; e Ogata, munida de um Yamaha de 115 HP, os criminosos levaram consigo dois celulares, três cartões bancários, documentos e a quantia de R$ 40,00.
O caso foi devidamente registrado pelo delegado Pedro Augusto Losada Correia e está sob investigação por parte da equipe do 2º DP de Cubatão.