fbpx

Fim das transferências via DOC e TEC em favor do PIX: entenda as mudanças

Febraban anuncia o fim das transferências bancárias via DOC e TEC até fevereiro de 2024. Após 39 anos de existência, as duas modalidades deixarão de existir em decorrência da popularidade do PIX, que oferece o mesmo serviço, mas de maneira mais rápida e sem custo adicional. Segundo dados divulgados pelo Banco Central, as transações via DOC somaram R$ 59 milhões em 2022, ficando atrás de outras opções como cheques, boletos e cartões.

Com a preferência dos clientes pelo PIX, que não possui custos e oferece um serviço instantâneo, as instituições bancárias associadas à Febraban optaram por extinguir as modalidades DOC e TEC. O prazo para o encerramento da oferta dos serviços DOC ou TEC é até as 22 horas do dia 15 de janeiro de 2024. Já o agendamento para o envio do DOC ou TEC será encerrado no dia 29 de fevereiro, mesmo dia em que as duas modalidades deixarão de existir.

A medida afeta tanto pessoas físicas quanto jurídicas, mas os clientes não precisam se preocupar com as transferências já agendadas, que serão realizadas normalmente. A Febraban e os bancos associados estão em constante avaliação dos meios de pagamento utilizados no país, buscando sempre a modernização e a atualização dos serviços oferecidos para melhorar a conveniência dos clientes. Com o PIX como escolha preferida dos clientes, os bancos vão se concentrar na oferta desse serviço e em outras alternativas mais modernas e eficientes.

Em resumo, a partir de fevereiro de 2024, as transferências bancárias via DOC e TEC deixarão de existir e os clientes deverão utilizar outras opções, como o PIX e a TED, que oferecem um serviço mais rápido e sem custo adicional. A medida é uma evolução natural dos meios de pagamento e reflete a preferência dos clientes por opções mais modernas e eficientes.

LEIA TAMBÉM