A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou que vai bloquear dispositivos TV Box piratas não homologados no Brasil e acabar com sua comercialização. O bloqueio começará em breve e visa proteger as redes de telecomunicações e os usuários, que podem estar correndo riscos devido aos malwares presentes em tais dispositivos.
TV Boxes são dispositivos que transformam TVs antigas em modelos mais modernos com acesso a aplicativos e serviços de streaming. No entanto, modelos não homologados podem oferecer acesso gratuito a canais pagos, o que é considerado pirataria e pode causar danos aos usuários. A perda anual devido à pirataria de conteúdo é estimada em cerca de R$ 15 bilhões.
A Anatel também informou que retirou 1,4 milhão de TV Boxes de circulação, totalizando cerca de R$ 400 milhões. Além disso, está implementando cinco medidas para garantir a segurança dos usuários e reduzir a atividade clandestina no mercado audiovisual. A agência também realizou estudos de engenharia reversa que constataram a presença de softwares maliciosos em alguns dispositivos, o que pode permitir que criminosos tenham acesso a dados e informações dos usuários.