fbpx

Mercado clandestino na dark web vaza dados de milhões de cartões de crédito e débito

Biden Cash, um mercado clandestino na dark web, vazou recentemente dados de 2,1 milhões de cartões de crédito e débito em comemoração ao seu primeiro ano de operação. A divulgação dos dados, que incluem informações como nomes, e-mails, números de telefone e endereços residenciais, além dos principais detalhes dos cartões de crédito, tais como números, datas de vencimento e códigos CVV, foram detectados pelo grupo de cibersegurança Cyble.

Segundo a Cyble, o vazamento expôs informações de usuários em diversos países, com destaque para Estados Unidos, México, China, Reino Unido e Canadá, que lideram a lista com maior número de usuários afetados pelo vazamento. O Brasil aparece em último lugar da lista, mas ainda assim, contabiliza cerca de 19.700 cartões expostos.

Apesar da quantidade expressiva de cartões vazados, muitos já haviam sido cancelados pelos bancos, e cerca de 70% dos cartões de crédito têm vencimento em 2023, conforme relatou a empresa de segurança cibernética Flashpoint.

No entanto, a exposição dessas informações ainda representa um risco de aplicação de golpes pelos cibercriminosos, deixando os usuários vulneráveis a ataques como phishing, roubo de identidade e outras práticas fraudulentas. Portanto, é importante que os usuários fiquem atentos e monitorem suas contas bancárias regularmente em busca de atividades suspeitas. Além disso, é fundamental que os bancos, empresas e governos invistam cada vez mais em segurança cibernética para prevenir esses tipos de vazamentos de informações sensíveis.

LEIA TAMBÉM