fbpx

FDA rejeita pedido da Neuralink de Elon Musk para testar implantes cerebrais em humanos em 2022

A promessa de Elon Musk de testar implantes cerebrais da Neuralink em humanos ainda em 2022 pode não ser cumprida. Conforme revelou a Reuters, o FDA (Food and Drug Administration), órgão regulador nos Estados Unidos, rejeitou o pedido de autorização da empresa do bilionário dono da Tesla e do Twitter.

Fontes disseram à agência de notícias que o FDA rejeitou o pedido de testes em humanos, ainda em 2022, alegando riscos de segurança. O FDA teria enviado à Neuralink diversos tópicos que deveriam ser respondidos antes da empresa começar uma nova etapa.

O FDA levantou questões sobre a bateria de lítio que alimenta o dispositivo e a possibilidade de pequenos fios do chip migrarem para outras áreas do cérebro. Além disso, a Neuralink foi questionada sobre como o equipamento pode ser removido sem danificar o tecido cerebral.

Elon Musk fez uma transmissão virtual em novembro passado, prometendo testes em humanos em menos de seis meses. No entanto, os funcionários envolvidos no processo não estão convencidos de que isso realmente acontecerá.

A empresa Neuralink foi fundada em 2016 por Elon Musk, que afirmou estar desenvolvendo um implante cerebral eletrônico capaz de se comunicar com dispositivos externos, como celulares e computadores. O objetivo inicial é ajudar pessoas com deficiência, mas há planos de ir além disso no futuro. Atualmente, a empresa está conduzindo testes em animais.

Embora a rejeição do pedido de autorização para testes em humanos não tenha sido divulgada oficialmente pelo FDA ou pela Neuralink, essa notícia pode atrasar o plano de Elon Musk para testar o dispositivo em humanos em 2023.

LEIA TAMBÉM