fbpx

Meta desenvolve aplicativo para concorrer com o Twitter, com rede social descentralizada autônoma em desenvolvimento

A gigante da tecnologia Meta, antiga Facebook, está trabalhando em um novo aplicativo para concorrer com o Twitter. Segundo um porta-voz da empresa, o objetivo é criar uma plataforma descentralizada e autônoma para compartilhamento de atualizações em texto, permitindo postagens sem a necessidade de depender apenas de um servidor centralizado.

A nova rede social da Meta suportará o ActivityPub, um protocolo descentralizado de rede social que alimenta o Mastodon e outros aplicativos federados. Diferente do Twitter e do Facebook, que são controlados por empresas únicas, as plataformas descentralizadas, como o Mastodon, são instaladas em milhares de servidores de computador, permitindo o gerenciamento da rede por vários administradores voluntários que unem seus sistemas em uma federação.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre o nome ou data de lançamento da nova plataforma, mas o relatório do Moneycontrol, primeiro veículo a divulgar a novidade, informa que a nova rede social terá a marca do Instagram e os usuários poderão se cadastrar usando as mesmas credenciais para login.

Esta não é a primeira vez que surgem esforços para criar uma alternativa ao Twitter, que vem passando por diversas mudanças e polêmicas desde a gestão de Elon Musk. Em 2022, surgiu o Koo, uma plataforma criada na Índia com conceito parecido com o Twitter, porém, com design diferenciado. O Mastodon também é um concorrente da plataforma de microblogging, assim como o Reddit e outras redes sociais.

Resta aguardar para ver se a nova rede social da Meta será capaz de competir com o Twitter e outras redes sociais estabelecidas, trazendo uma nova opção para os usuários.

LEIA TAMBÉM