fbpx

IA na China deve incorporar valores socialistas

A China está alinhando a inteligência artificial com os “valores socialistas”. Grandes empresas de tecnologia chinesas estão apresentando projetos de robôs com IA que são obrigados a respeitar os “valores fundamentais do socialismo”.

Uma nova lei exige que os serviços de IA sejam auditados antes de serem lançados no mercado, garantindo informações precisas, respeitando a propriedade intelectual e não sendo discriminatórias. Além disso, as empresas devem garantir que seus serviços não criem perigos para a estabilidade social.

As respostas fornecidas pelos sistemas de IA devem incorporar valores socialistas fundamentais e não devem conter qualquer conteúdo que advogue a derrubada do sistema socialista, incite a divisão do país ou comprometa a unidade nacional. Após o anúncio da nova lei, várias empresas tiveram suas ações desvalorizadas, e o governo está trabalhando em novas regras para regulamentar os sistemas de IA generativa, que devem refletir os valores fundamentais do socialismo.

A Administração do Ciberespaço da China introduziu um projeto de lei que exige que os serviços de inteligência artificial passem por uma auditoria de segurança antes de serem lançados no mercado.

Isso garante informações precisas e que respeitem a propriedade intelectual, além de evitar a discriminação e os perigos para a estabilidade social.

As respostas fornecidas pelos sistemas de IA devem incorporar valores socialistas fundamentais e não devem conter nenhum conteúdo que advogue a derrubada do sistema socialista, incite a divisão do país ou comprometa a unidade nacional.

A China também está desenvolvendo alternativas locais ao ChatGPT da OpenAI, como a Alibaba com o Tongyi Qianwen e a Baidu com o Ernie Bot.

As empresas que desenvolvem sistemas de inteligência artificial também devem garantir que o software seja projetado para evitar a discriminação com base em raça, etnia, gênero e outras características.

O país planeja realizar revisões de segurança dos serviços de IA generativa antes de permitir que sejam amplamente lançados no país.

LEIA TAMBÉM