A gigante do streaming, Netflix, sofreu um revés na Espanha após introduzir uma taxa mensal para usuários que compartilhavam suas senhas com outras famílias. De acordo com o grupo de pesquisa de mercado Kantar, a Netflix perdeu mais de um milhão de usuários na Espanha no primeiro trimestre de 2023. Isso representa uma queda acentuada, especialmente considerando que dois terços desses usuários estavam usando a senha de outra pessoa.
A medida de repressão da Netflix ao compartilhamento de senhas teve como objetivo aumentar a receita e proteger os direitos autorais, mas acabou prejudicando sua base de usuários. Os cancelamentos de assinaturas no primeiro trimestre triplicaram em relação ao período anterior, e um décimo dos assinantes restantes na Espanha disse que planeja cancelar a assinatura no segundo trimestre.
Apesar disso, a Netflix espera que a queda seja momentânea e que os usuários que não pagaram começarão a se inscrever em suas próprias contas. A empresa também afirmou que sua estratégia de policiamento de senhas e uma versão de streaming mais barata com anúncios acelerarão o crescimento no segundo semestre de 2023.
Globalmente, mais de 100 milhões de pessoas usam uma conta pela qual não pagam, de acordo com a Netflix. A empresa não divulgou quantos desses usuários estão na Espanha, mas a perda de um milhão de usuários no país é um golpe para a recomendação boca a boca dos shows e serviços da empresa.