fbpx

Anúncios de sobreposição serão removidos do YouTube em abril

Youtube Notebook

Os usuários do YouTube podem comemorar! A plataforma de vídeos anunciou nesta segunda-feira (6) que irá remover os “anúncios de sobreposição” que tanto incomodam os usuários de desktop. Esses anúncios aparecem em forma de pop-up na parte inferior do player, interrompendo a exibição do conteúdo.

Para os usuários de PCs e notebooks, a visualização do conteúdo é prejudicada quando o banner surge, o que desagrada bastante. Muitas pessoas chegam a utilizar bloqueadores de anúncios para se livrar da tática apontada como invasiva.

De acordo com o Google, a remoção dos anúncios de sobreposição no YouTube terá um “impacto limitado” para a maioria dos criadores de conteúdos. A empresa revelou ainda que haverá uma mudança para outros formatos de publicidade, mas não disponibilizou maiores detalhes sobre como isso vai funcionar. Uma das alternativas pode ser a marcação de produtos apresentados em vídeos.

As reclamações dos usuários parecem ter sido decisivas para que a plataforma tomasse essa decisão. Há várias queixas relacionadas ao tema no fórum de ajuda do YouTube. Ainda que a funcionalidade vinha sendo mantida, possivelmente devido à sua alta efetividade na divulgação dos produtos/serviços promovidos nos anúncios, já que o usuário era obrigado a vê-los.

Com a mudança, a empresa espera “melhorar a experiência do espectador”. Vale lembrar que o formato de propaganda já não está disponível nos celulares e tablets há um bom tempo. Eles também não são exibidos para os assinantes da versão premium do YouTube.

LEIA TAMBÉM